Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Infectologista esclarece dúvidas sobre o novo Coronavírus

Gravidade do vírus e métodos de prevenção e tratamento foram alguns dos assuntos abordados

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 03/02/2020 - 14:30

O Tarde Nacional - Amazônia desta segunda-feira (03) falou sobre o coronavírus surgido na China, que tem assustado pessoas no mundo inteiro desde dezembro. A entrevistada foi a Infectologista, consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Dra. Eliana Bicudo.

Ela explicou que o vírus causa uma doença semelhante à gripe, provocando febre, tosse e coriza, com possibilidade de evoluir para uma pneumonia grave. Os efeitos da doença variam de acordo com o sistema imunológico de cada um. Segundo a infectologista, o fato do vírus ser novo pode dificultar o combate por parte do organismo.

Ao falar sobre prevenção, a entrevistada ressaltou que o método utilizado deve ser o mesmo para casos de doenças virais de transmissão respiratória. Medidas simples, como lavar as mãos com frequência e se manter distante de pessoas que aparentam estar gripadas, são as indicadas. Por outro lado, quem apresenta os sintomas deve evitar a proliferação do vírus por meio da tosse ou espirro, usando máscaras.

Ela ressaltou que, até o momento, não há casos confirmados da doença no Brasil e alertou para a importância das pessoas se manterem bem informadas e, ao mesmo tempo, não repassarem notícias falsas sobre o assunto.

Confira a entrevista completa no player abaixo:

O programa Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 13h às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.   

Criado em 04/02/2020 - 16:21

Mais do programa