O Tarde Nacional - Amazônia desta quarta-feira (4) falou sobre o estudo brasileiro que conseguiu transformar o leite materno em leite em pó. A entrevistada foi uma das responsáveis pela pesquisa, a Nutricionista e doutoranda em Ciência de Alimentos, Vanessa Javera.
Ela explicou que a principal motivação para o desenvolvimento do produto foi a dificuldade de logística dos bancos de leite do Brasil, principalmente pelo fato do leite materno ser perecível e necessitar de congelamento.
A pesquisadora comentou as polêmicas surgidas nas redes sociais em torno do assunto, garantindo que o objetivo não é a substituição do aleitamento e sim fornecer, via saúde pública, uma alternativa segura a bebês em diferentes realidades. Segundo Vanessa, o leite materno em pó tem grande potencial na luta contra a obesidade e a desnutrição infantil, já que pode ser um aliado do aleitamento materno.
A nutricionista acrescentou que o estudo agora aguarda incentivos financeiros pra que seja colocado em prática já no banco de leite onde ela atua, em Maringá, no Paraná.
Clique no link e ouça na íntegra a entrevista:
O programa Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 13h às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.