Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

17 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata

Aproveitamos a Campanha Novembro Azul para falar sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento, mesmo em tempos de pandemia

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 16/11/2020 - 13:31

Por causa da pandemia, muitos homens deixaram de ir ao médico e acabaram deixando a saúde de lado. "Há até um dado bem concreto sobre isso, 2/3 dos homens que procuram um urologista ou são agendados pelas mulheres ou são acompanhados por elas", observou o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), Cristiano Paiva, em entrevista ao programa Tarde Nacional - Amazônia. Como amanhã, dia 17, é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, o programa entra na Campanha Mundial do Novembro Azul para falar sobre a importância do diagnóstico precoce e da continuidade do tratamento, mesmo neste período.

Segundo o médico, a mulher é fundamental nessas campanhas. Conforme Cristiano explica: "a próstata tem muita importância para o homem na época reprodutiva, que geralmente acontece antes dos 40 anos. Ela faz parte do sistema reprodutor masculino e produz um líquido que tem o papel de proteger o espermatozóide do PH da vagina que é muito ácido. Mas é depois dos 40 anos que ela começa a dar algum problema", esclarece ele.

Cristiano lembra que existem dois tipos de crescimento no órgão: um benigno — com sintomas como a diminuição do jato, a pessoa acorda muito à noite; e o maligno, que é o que acarreta o câncer. Ele comenta que muitas vezes o câncer de próstata não tem sintoma. "Quando começa a apresentar algum tipo de sintoma a doença já é avançada", afirma. Na avaliação do especialista, essa visita ao médico deve ser anual e a partir dos 45, caso ele apresente fatores de risco — ter casos na família ou pertencer a raça negra —, ou a partir dos 50 anos, caso não apresente esses fatores.

Acompanhe a entrevista completa, no player acima. 

O programa Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 13h às 15h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.   

Criado em 16/11/2020 - 15:18 e atualizado em 16/11/2020 - 15:03

Mais do programa