Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Eleições 2020: Você sabe o que faz um prefeito ou um vereador?

No próximo domingo, dia 15 de novembro, eleitores de todo o Brasil participarão das eleições municipais para a escolha de seus representantes

Eleições 2020

No AR em 11/11/2020 - 13:30

No próximo domingo, dia 15 de novembro, eleitores de todo o Brasil participarão das eleições municipais para a escolha de seus representantes. Mas para votar de forma consciente, é fundamental que o eleitor conheça as atribuições dos prefeitos e vereadores.

Para falar sobre o assunto, o Tarde Nacional entrevista o professor e cientista político da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Rodrigo Prando. Segundo ele, há muitos candidatos que também não sabem o que cada cargo faz e acabam até exagerando nas promessas de campanha. 

Para situar o ouvinte, Prando explica que de dois em dois anos há eleições.  Neste ano, serão as eleições municipais. E daqui a dois anos, as eleições para presidente da República, governadores, senador, deputados federais e estaduais. Na entrevista, o professor menciona também a divisão dos poderes entre Legislativo, Executivo e Judiciário.

"Nós escolhemos, por via do voto, representantes do Executivo e do Legislativo. Não nos cabe escolhermos juízes. Então, o prefeito é o representante, o chefe do Poder Executivo Local. Depois, o governador que é o chefe do Executivo Estadual e o Presidente da República, que é o chefe do Executivo Nacional", explica o especialista. Já o vereador  está na Câmara Municipal, também chamada de Câmara de Vereadores, e representa o povo. 

E o Saneamento Básico seria uma das funções do prefeito? Como a população pode ser ouvida? Acompanhe a entrevista completa, no player:

O programa Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 13h às 15h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.   

Criado em 12/11/2020 - 08:46 e atualizado em 12/11/2020 - 08:30

Mais do programa