Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Fiocruz lança sistema para rastrear informação científica mundial sobre a covid-19

Segundo coordenador do projeto, site armazena gratuitamente dados sobre o vírus e a pandemia

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 18/12/2020 - 13:31

O Tarde Nacional - Amazônia desta sexta-feira (19) fala sobre um sistema lançado pela Fiocruz para monitorar os documentos científicos publicados em diferentes países sobre o novo coronavírus chamado de scanCOVID-19. Quem nos explica como funciona essa ferramenta é o pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz) e coordenador de desenvolvimento do projeto, Gustavo Barbosa

Segundo ele explica, o scanCOVID-19 é um site com informações científicas.

"É um grande sistema que faz o monitoramento da produção mundial científica em torno da covid-19. É justamente com a meta de traçar um cenário atualizado do conhecimento produzido sobre o vírus e sobre a pandemia. A ideia é popularizar a ciência e, cada vez mais, integrar esta à população. E serve também para jornalistas de dados, pessoal do terceiro setor, pra indústrias e empresas que precisam tomar decisões estratégicas", esclarece o pesquisador.

Mas que tipos de informações a gente encontra no scanCovid-19? Na entrevista, Gustavo reconhece a incapacidade que nós temos de dar conta do volume crescente de publicações científicas e da hiperinformação que a gente vive. E a pandemia reforça esse padrão.

"É até um pouco angustiante ver tantas coisas e saber como organizar isso. Então, nós temos um resumo de todos esses documentos. Outra parte que nós fazemos o monitoramento são os protocolos de pesquisa em seres humanos, além de retratações e vacinas. Nós temos hoje, mais de 130 mil documentos publicados desde janeiro que nós fazemos o rastreamento e com pleno acesso à fontes confiáveis", responde o pesquisador sobre o sistema recém-criado.

Quem faz essa curadoria? Acompanhe a entrevista completa, no player acima. 

O programa Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 13h às 15h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.   

Criado em 18/12/2020 - 18:20 e atualizado em 18/12/2020 - 18:05

Mais do programa