Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Sociedade Brasileira de Diabetes alerta para transtorno alimentar comum entre jovens com diabetes

Entidade aponta que distúrbio conhecido como Diabulimia pode se tornar mais frequente entre jovens devido à pandemia

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 15/01/2021 - 21:00

Num ano marcado pela diminuição das atividades e aumento da ingestão de alimentos, a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) alerta para um transtorno alimentar relacionado à busca pelo emagrecimento – a diabulimia. Esse transtorno é mais comum entre jovens com diabetes, sobretudo do gênero feminino, quando se pula ou deixa de tomar as doses de insulina com o objetivo de perder peso.

A prática gera descompensação da glicose podendo acarretar risco de perder a vida. É sobre os riscos dessa prática que o programa Tarde Nacional da Amazônia conversou com a endocrinologista Cláudia Pieper, integrante do Departamento de Educação em Diabetes da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).

Segundo a médica a diabulimia não é muito conhecida porque é mais recorrente entre pré-adolescentes, adolescentes e jovens adultos que possuem diabetes tipo 1. Ao deixar de tomar as doses de insulina corretamente, provoca-se uma eliminação de calorias por meio da urina.

O disturbio também está relacionado com casos de depressão, ansiedade e também com baixa auto-estima e transtornos alimentares.

Claudia Pieper explica sobre a importância de os familiares ficarem atentos a sinais como:

• Sintomas depressivos, incluindo o humor triste
• Baixa de energia
• Falta de concentração
• Cansaço fácil
• Recusa a comer nos horários
• Resistência ao ato de aplicar insulina na frente de outras pessoas
• Diabetes sempre mal controlado
O tratamento é feito por meio de equipe multidisciplinar treinada em transtornos alimentares e diabetes, composta por endocrinologista, psicoterapeuta especializado em terapia cognitiva comportamental, nutricionista e psiquiatra.

Centro especializado em diabetes, obesidade e hipertensão na Asa Norte

Confira a entrevista na íntegra clicando no player.

Criado em 16/01/2021 - 11:00

Mais do programa