Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Leishmaniose visceral: saiba o que é, quais os sintomas e como tratar

Classificada pela OMS como doença tropical negligenciada, ela é causada por um protozoário

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 17/05/2021 - 13:30

O Tarde Nacional - Amazônia desta segunda-feira (17) falou sobre a leishmaniose visceral. Também chamada de calazar, essa doença é causada por um protozoário da espécie protozoário das espécies Leishmania chagasi e Leishmania donovani e é transmitida ao homem pela picada do inseto conhecido popularmente como mosquito palha ou birigui. Para saber quais os principais sintomas da doença, como é feito o diagnóstico e o tratamento, Juliana Maya conversou com o químico medicinal e professor titular da Universidade de São Paulo (USP), Adriano Andricopulo. 

Segundo ele, estima-se hoje no mundo 2 milhões de pessoas acometidas por ano e a doença está presente em 62 países. Adriano alerta que não há transmissão de pessoa para pessoa. "O mosquito só trasmite a leishmania se tiver picado um animal infectado, é uma zoonose. A forma mais grave é a leishmaniose visceral por afetar diversos órgãos como o baço, o fígado e a própria medula óssea. Mas há também a forma cutânea, chamada de tegumentar, que é mais conhecida por feridas avermelhadas e ovaladas na boca e no nariz.

Ainda de acordo com ele, a leishmaniose costuma ficar incubada entre 2 e 3 meses podendo variar por anos. Já os sintomas surgem aos poucos e podem ser confundidos com outras doenças como: malária, febre tifóide, dengue ou Zika. 

Ouça a entrevista completa, no player acima. 

Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 13h às 15h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya. 

Criado em 17/05/2021 - 19:44

Mais do programa