Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Gastronomia Sustentável atenta para o consumo consciente

Chef de cozinha fala sobre o desperdício de comida e dá dicas para o reaproveitamento de alimentos

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 18/06/2021 - 13:30

Nesta sexta-feira (18) é o Dia da Gastronomia Sustentável. A data foi estipulada pela Organização das Nações Unidas – ONU, e a organização celebra o dia combatendo o desperdício de comida. A data é utilizada para reafirmar que a sociedade contribui para o desenvolvimento sustentável.

Para falar sobre o assunto, o Tarde Nacional - Amazônia trouxe a Paloma Zaragoza, idealizadora da Como Me Lo Como projetos gastronômicos, para saber como é possível repensar a forma de produzir e consumir os alimentos, evitando o desperdício de comida.

De acordo com Paloma, a gastronomia sustentável possui diversas facetas importantes para o mercado. Um dos pontos da sustentabilidade surge a partir da ação do chef na procura por uma cadeia sustentável, não comprando produtos somente de grandes corporações e indústrias, mas de pequenos produtores, assim como, a compra de alimentos orgânicos e agro familiares. Um segundo ponto se caracteriza além da seleção de produtos e ingredientes, sendo assim, na manipulação do chef na utilização e criação de produtos e subprodutos dos alimentos, gerando menos lixo e otimizando o processo e relação com a produção de alimento, dessa forma, evitando o desperdício.

“Tem essa coisa da gente aprender a não desperdiçar o alimento, mas criar uma consciência maior para fora. Eu acho importante a gente pensar em cadeia produtiva, se você pensar que 60% de toda a produção de alimento que a gente planta, colhe, e transporta é desperdiçado.”, observa Paloma.

 

Em conversa a chef atenta para a conscientização dos desperdícios tanto nos lares como em restaurantes, onde há uma grande necessidade da criação de cadeia criativa a fim de reaproveitar os resquícios dos alimentos:

“Quanto mais o restaurante consegue agregar, reaproveitar e reutilizar os alimentos com que ele trabalha, menos custo ele terá, menos desperdício de dinheiro ele terá.

 

Ouça a entrevista no player acima.

Criado em 19/06/2021 - 08:10

Mais do programa