Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Em clima de Jogos Olímpicos, Tarde Nacional fala sobre a derrota

Segundo psicólogo, olhar para os fracassos, no esporte e na vida, é importante e nos faz crescer

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 02/08/2021 - 21:43

O Tarde Nacional - Amazônia fala sobre a derrota, não só nos esportes, mas também nas diversas situações da vida. O entrevistado é o psicólogo e psicanalista Francisco Nogueira, que integra o Departamento de Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, em São Paulo. 

Tendo os Jogos Olímpicos como pano de fundo, Nogueira falou sobre a dor do fracasso e a dor de ter que desapegar de todo o investimento feito com base num sonho ou uma promessa de vitória.  

"Toda frustração é sofrida porque ninguém quer abrir mão desse investimento energético que fez, desse tempo que gastou e de todo empenho que colocou num projeto. E aí acontece essa frustração. E é como se a gente perdesse uma parte da gente. É sofrido, é doído, mas é aquela história: isso nos fortalece, não nos mata, mas nos fortalece. E a gente vai aprendendo com nossos erros, e a gente vai ser tornando melhor naquilo que a gente busca”, afirmou o entrevistado.

Sobre o conceito de "sucesso" em uma sociedade com tantas exigências e comparações, o psicólogo reforçou a importância do autoconhecimento, para que o indivíduo consiga separar o próprio sonho das expectativas do outro. 

“Às vezes a gente compra um sonho que não é nosso, é do outro, é da sociedade, é de alguém que você viu na rede social... E a gente poderia investir toda essa energia em algum projeto que nos faz feliz. Então, quando a gente consegue aprender com nossos erros, quando a gente consegue separar o que é um sonho que a gente comprou daquele sonho que é nosso, que é legitimo, daquilo que nos faz feliz... Muitas vezes a gente nem precisa de tanto investimento, tanto esforço, porque o que nos faz feliz tá muito mais próximo da gente do que a gente imagina”, ressaltou.

Clique no player acima e confira a entrevista na íntegra!

O Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 13h às 15h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.

Criado em 03/08/2021 - 06:15

Mais do programa