O Tarde Nacional – Amazônia falou sobre bruxismo, hábito inconsciente de apertar ou ranger os dentes durante o dia ou a noite. A entrevistada foi a Cirurgiã-dentista, especialista em ortopedia dos maxilares, Michelle Protzenko. Ela é professora do departamento de patologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Michelle listou os sintomas mais comuns, entre eles o desgaste dos dentes, dor de cabeça, cansaço muscular e dor na face. Ela falou tanto das causas quanto dos principais tratamentos, uma vez que o bruxismo não tem cura, mas pode ser controlado.
A dentista também explicou a relação entre a disfunção temporomandibular (DTM) e o bruxismo e alertou para o aumento significativo do número de casos durante a pandemia.
“A maioria dos pacientes que aparecem com bruxismo, principalmente agora, principalmente neste momento em que nós estamos vivendo, aparecem com problemas psicológicos. E esses problemas psicológicos acabam se manifestando com uma hiperatividade muscular. O músculo não para. Você dorme, mas o músculo não para. Você começa a ficar estressado, você está preso, você não pode fazer tudo aquilo que você precisava, o dinheiro não entra da mesma forma... E aí o estresse é um fator muito grande e a depressão também, muito grande para o bruxismo”, ressaltou.
Para ouvir na íntegra a entrevista, clique no player acima.
O Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 13h às 15h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.