Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Doenças cardiovasculares são as que mais matam no mundo

Setembro é o mês de conscientização sobre os cuidados com o coração

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 03/09/2021 - 13:30

O Tarde Nacional - Amazônia  falou sobre a importância de cuidar do coração. O entrevistado foi o cardiologista e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Marcus Bolívar Malachias. Ele é Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e representante do American College of Cardiology no Brasil.

O médico é também o idealizador do projeto Movidos pelo Coração, uma iniciativa que reúne ações culturais para alertar e conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar desse órgão vital.

O médico falou de prevenção, que deve começar já na infância, com hábitos saudáveis, prática de atividades físicas e alimentação balanceada. Lembrou também da importância dos exames de rotina, já a partir dos 30 anos de idade, para homens e mulheres.

Segundo o cardiologista, para aqueles que já possuem doenças cardiovasculares, o fundamental é seguir os tratamentos conforme orientação médica, tomar os medicamentos corretamente e controlar os fatores de risco.

 

"Hoje já conhecemos muito bem as doenças cardíacas e os fatores que levam ao adoecimento do coração e da circulação. As doenças cardiovasculares são as que mais matam: 1.100 brasileiros morrem todos os dias devido às doenças do coração. Mais que a própria Covid-19, mais que todos os tipos de câncer reunidos e mais que os acidentes e violência. Ou seja, metade ou mais dessas mortes poderiam ser plenamente evitadas ou postergadas com cuidados muito simples. Cuidar da alimentação, fazer atividade física; mas acima de tudo, controlar os fatores de risco que a gente bem conhece: hipertensão, diabetes, colesterol, evitar o tabagismo e acima de tudo fazer controles médicos periódicos e seguir o que o médico manda”, pontou o entrevistado.

 

Malachias convidou os ouvintes para acompanharem a programação do Movidos pelo Coração, um projeto que tem o objetivo de informar e conscientizar a população sobre os cuidados com a saúde cardiovascular por meio da arte e da cultura. As atividades são on-line e acontecem ao longo de todo o mês de setembro.

Quer saber mais? Então clique no player acima e confira a entrevista na íntegra!

Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 13h às 15h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.       

Criado em 06/09/2021 - 06:16

Mais do programa