Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Relatório analisa impacto da pandemia na saúde mental de crianças e adolescentes

Os dados foram divulgados, nesta semana, pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF)

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 07/10/2021 - 15:31

O Tarde Nacional - Amazônia falou sobre o relatório divulgado pelo UNICEF que analisa o impacto da pandemia na saúde mental de crianças e adolescentes. A entrevistada foi a Oficial do Programa de Cidadania dos Adolescentes do UNICEF, Gabriela Mora.

Gabriela disse que o estudo foi lançado para chamar atenção da sociedade em geral, das famílias e da gestão pública para saúde mental, um tema que antes da pandemia já era muito sério. Além disso, após as medidas de isolamento, as perdas familiares e a sensação de insegurança em relação ao futuro, tornou-se ainda mais agudo.

De acordo com a publicação, mais de um em cada sete jovens entre 10 e 19 anos tem algum transtorno mental já diagnosticado. O documento traz ainda dados de um estudo preliminar realizado em 21 países que mostrou que 19% dos jovens entre 15 e 24 anos, muitas vezes se sentiram deprimidos durante a pandemia ou com pouco interesse em fazer as coisas. No Brasil esse número chegou a 22%. Para Gabriela, embora o país não esteja entre os piores do ranking, ainda podemos melhorar muito o acolhimento de crianças e adolescentes em relação às questões de saúde mental.

A entrevistada ressaltou ainda a importância de se criar uma cultura de escuta de crianças e adolescentes, e explicou como funciona o Pode Falar, um canal de ajuda virtual pensado para o acolhimento de jovens. O site funciona de forma anônima e gratuita e possibilita, por meio de um chat, uma escuta empática, sem julgamentos. O canal disponibiliza ainda diversos materiais sobre saúde mental específicos para esse público.

O relatório “Situação Mundial da Infância 2021: Na minha mente: promovendo, protegendo e cuidando da saúde mental das crianças” pode ser acessado aqui.

Quer saber mais? Então clique no player acima e confira a entrevista na íntegra!

O Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 13h às 15h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.

Criado em 07/10/2021 - 15:48

Mais do programa