O Tarde Nacional – Amazônia desta quinta-feira (3) falou sobre uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) que analisou os erros de higiene, manipulação e armazenamento de alimentos na cozinha dos brasileiros. A entrevistada foi a cientista de alimentos e doutoranda em Ciência dos Alimentos na USP, Emília Lima.
Ouça a entrevista completa no player acima.
Ela explicou que a ideia para realizar a pesquisa partiu do grande número de pessoas afetadas pelas DTAs, Doenças Transmitidas por Alimentos, inclusive com altos números de mortalidade.
A pesquisa ouviu 5 mil pessoas de todos os estados brasileiros. Entre os entrevistados, 46% afirmaram que têm o costume de lavar a carne com água antes do cozimento (o que aumenta o risco de contaminação) e 31% fazem a higienização de verduras apenas com água corrente (quando o correto é o uso da solução clorada). A especialista comentou alguns erros bastante frequentes, como consumir carnes e ovos crus ou mal-cozidos, lavar as cascas dos ovos antes do armazenamento, deixar a comida pronta no fogão por muito tempo, entre outros.
Segundo Emília Lima, o objetivo da pesquisa não é fazer terrorismo nutricional, mas sim conscientizar a população sobre as formas mais eficientes de se evitar contaminações.
O Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 13h às 15h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.