Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Estudo analisa impactos do sedentarismo no sono dos idosos

Foram avaliados dados de mais de 43 mil idosos participantes da Pesquisa Nacional de Saúde no período pré-pandemia

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 11/04/2022 - 15:30

O Tarde Nacional - Amazônia falou sobre os impactos do sedentarismo na qualidade do sono dos idosos. A entrevistada foi Núbia Carelli, coordenadora do Laboratório de Envelhecimento, Recursos e Reumatologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ela esteve à frente do estudo que avaliou dados de mais de 43 mil idosos participantes da Pesquisa Nacional de Saúde de 2019 (período pré-pandemia).

Segundo a pesquisa, os idosos que passam mais de 3h do dia em comportamento sedentário têm 13% mais chances de ter problemas no sono. Por isso, a especialista deu dicas de como os idosos podem mudar pequenos hábitos do dia a dia para quebrar o comportamento sedentário. 

Ela explicou que é comum, em todo processo de envelhecimento, uma modificação no padrão do sono, o que não significa ser normal ter problemas de sono. Núbia Carelli alertou que a má qualidade do sono pode estar ligada a quadros de depressão, aumento de peso e outros problemas. 

Clique no player acima e confira a entrevista na íntegra!

Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 13h às 15h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.

Criado em 11/04/2022 - 18:31

Mais do programa