Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Virologista comenta estudo norte-americano sobre mutações do vírus Zika

Segundo especialista, não há motivo para pânico, mas se recomenda que a população siga com medidas preventivas e que vírus seja observado de perto

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 19/04/2022 - 16:38

Em entrevista ao programa Tarde Nacional - Amazônia, o virologista e pesquisador da Fiocruz Felipe Gomes Naveca falou sobre o vírus Zika e suas características — e comentou um estudo divulgado recentemente por pesquisadores norte-americanos sobre a alta capacidade do vírus em sofrer mutações. 

Sobre a pesquisa, que recebeu destaque nos grandes veículos de mídia, o virologista explicou que ela mostra uma mutação ocorrida em laboratório (em animais sem imunidade ou sem exposição prévia ao vírus). O pesquisador acredita que tenha havido um certo exagero na divulgação dos resultados da pesquisa, mas ele ressalta que todos os vírus que já mostraram um potencial pandêmico devem ser observados de perto.

Segundo o virologista, as medidas de prevenção devem seguir as mesmas, principalmente porque dados epidemiológicos têm apontado um aumento no número de casos de dengue (e, onde há dengue, pode haver também o Zika, já que ambos podem ser transmitidos pelo mosquito Aedes Aegypti). 

Ouça a entrevista completa no player acima. 

Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 13h às 15h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.

 

Criado em 19/04/2022 - 17:54

Mais do programa