Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Maio Roxo: especialista explica Doença de Crohn e a retocolite

Sociedade Brasileira de Coloproctologia realiza a campanha para conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce das Doenças Inflamatórias Intestinais

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 19/05/2022 - 17:14

No Dia Mundial das Doenças Inflamatórias Intestinais, o Tarde Nacional - Amazônia conversou com o Dr.  Idblan Carvalho de Albuquerque para saber um pouco mais sobre essas enfermidades que acometem mais de 5 milhões de pessoas em todo o mundo. Ele é membro titular da Sociedade Brasileira de Coloproctologia. 

O especialista falou sobre a Doença de Crohn e sobre a Retocolite Ulcerativa. Segundo ele, ambas são enfermidades de causas não conhecidas, porém de contexto genético, que acometem principalmente adultos jovens, na segunda ou terceira década de vida. Ele falou também sobre a influência dos fatores ambientais no desencadeamento dessas doenças, inclusive do estresse. 

Idblan citou os sintomas principais a serem observados desde a infância, como atraso no crescimento, anemia, diarreia crônica e perda de peso. Ressaltou a importância do diagnóstico precoce por meio dos exames de colonoscopia e endoscopia. E comentou a respeito dos principais tratamentos para cada uma das doenças, que são crônicas e requerem acompanhamento por toda a vida.                      

O Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta no horário de 15h às 17h pela Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.

                                  

Tags:  doenças saúde

Criado em 19/05/2022 - 17:16

Mais do programa