Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Esclerose Lateral Amiotrófica: especialista fala sobre os sintomas e tratamento

Doença neurológica progressiva revela a importância do diagnóstico precoce

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 21/06/2022 - 17:36

No Dia Mundial de Conscientização da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), o Tarde Nacional - Amazônia conversou com Marco Orsini, neurologista com pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especialista em doenças raras.

Ele explicou que a Esclerose Lateral Amiotrófica é uma doença neurológica progressiva, degenerativa e inexorável, ou seja, ela não para. Mas reforçou que, com o diagnóstico precoce, é possível tratar o paciente em várias frentes, inclusive com o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, que pode contar com fisioterapeutas, nutricionistas e fonoaudiólogos, além do neurologista. 

Orsini alertou para os seguintes sintomas da doença: perda da força muscular, dificuldade de falar, respirar ou engolir, engasgos de forma anormal, tropeços, atrofia muscular, entre outros. Ele também relatou alguns avanços em pesquisas sobre a doença nos últimos anos. 

Quer saber mais? Então clique no player acima para ouvir a entrevista na íntegra!

Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 15h às 17h, pela Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.

Criado em 21/06/2022 - 18:32

Mais do programa