No Dia Mundial de Conscientização da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), o Tarde Nacional - Amazônia conversou com Marco Orsini, neurologista com pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especialista em doenças raras.
Ele explicou que a Esclerose Lateral Amiotrófica é uma doença neurológica progressiva, degenerativa e inexorável, ou seja, ela não para. Mas reforçou que, com o diagnóstico precoce, é possível tratar o paciente em várias frentes, inclusive com o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, que pode contar com fisioterapeutas, nutricionistas e fonoaudiólogos, além do neurologista.
Orsini alertou para os seguintes sintomas da doença: perda da força muscular, dificuldade de falar, respirar ou engolir, engasgos de forma anormal, tropeços, atrofia muscular, entre outros. Ele também relatou alguns avanços em pesquisas sobre a doença nos últimos anos.
Quer saber mais? Então clique no player acima para ouvir a entrevista na íntegra!
O Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 15h às 17h, pela Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.