O Tarde Nacional - Amazônia falou sobre uma pesquisa que analisa como uma bactéria encontrada no Rio Negro, no Amazonas, pode ajudar no tratamento contra o câncer colorretal. A entrevistada foi a doutoranda do Instituto de Biologia do programa de Bioquímica da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Patrícia Fernandes de Souza.
A pesquisadora explicou que, na fase do estudo em que foram usadas células derivadas de pacientes, o pigmento produzido pela bactéria conseguiu bloquear o processo de metástase (que é quando o câncer se dissemina para além do local onde começou). Segundo ela, a ideia é, nas próximas etapas, combinar esse pigmento com fármacos e observar se os resultados seguirão promissores.
Patrícia de Souza disse que o câncer colorretal foi o escolhido para a pesquisa por sua agressividade e frequência, mas que o objetivo é também testar a ação do pigmento produzido pela bactéria em outros tipos da doença, como a leucemia, por exemplo.
Clique, no player acima, para ouvir a entrevista na íntegra.
O Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.