O Tarde Nacional - Amazônia falou sobre um estudo que analisa como os cheiros podem influenciar na forma como percebemos visualmente as emoções. A entrevistada foi a professora do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e especialista em neurociências e comportamento humano, Mirella Gualtieri.
No experimento, os participantes foram convidados a olhar imagens de rostos com expressões sutis de tristeza, alegria, medo e outras. E, sem que eles percebessem, o ambiente recebeu odores bons ou desagradáveis. O resultado foi que os cheiros interferiram na forma como os participantes interpretaram as emoções contidas nas imagens.
Mirella contou como o olfato é um sentido capaz de resgatar memórias afetivas, além de influenciar a nossa vida e as decisões que tomamos no dia a dia. A professora explicou como nossos sentidos estão muito mais integrados do que imaginamos. Ela comentou, ainda, outros estudos sobre o olfato, inclusive o que o relaciona à predisposição de achar alguém atraente ou não.
Clique, no player acima, para ouvir a entrevista na íntegra.
O Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.