No Dia Mundial da Osteoporose, o Tarde Nacional - Amazônia falou sobre essa doença silenciosa, que provoca 200 mil mortes por ano no país. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), a osteoporose afeta cerca de 10 milhões de brasileiros, mas apenas 20% sabem que tem a doença. O entrevistado foi o geriatra, titulado pela SBGG, Sileno de Queiroz Fortes Filho.
O médico explicou que ninguém morre de osteoporose, mas sim das complicações em decorrência das fraturas e quedas provocadas pela fragilidade óssea. Ele alertou para o fato da osteoporose, na maioria dos casos, não ocasionar dor, o que acaba retardando o diagnóstico. Segundo ele, o grande desafio é levar as pessoas a realizarem o exame de rastreamento (densitometria óssea) mesmo sem sintomas. O geriatra falou, ainda, de prevenção e da possibilidade de reverter alguns quadros da doença com tratamento adequado.
Clique, no player acima, para ouvir a entrevista na íntegra.
O Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.