Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cartilha alerta para o uso de expressões racistas 

Publicação, elaborada pela Defensoria Pública da Bahia, explica a origem de alguns termos e propõe alternativas para substituí-los

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 23/11/2022 - 19:44

O Tarde Nacional – Amazônia falou sobre palavras e expressões usadas no dia a dia que deveriam ser evitadas por reforçarem o racismo. A entrevistada foi a Defensora Pública e coordenadora da Especializada de Proteção aos Direitos Humanos da Defensoria Pública da Bahia, Lívia Almeida.

Ela comentou o conteúdo do “Dicionário de expressões (anti) racistas - E como eliminar as micro agressões do cotidiano”, elaborado pela Defensoria Pública da Bahia. A publicação explica a origem de alguns termos e propõe alternativas para substituí-los. 

De acordo com Lívia, mesmo que as pessoas usem algumas dessas expressões sem a intenção de serem racistas, elas acabam reproduzindo um discurso que inferioriza a população negra e afeta o bem-estar e a autoestima dessas pessoas. A entrevistada reforçou a importância do engajamento de toda a sociedade na luta antirracista, já que, segundo ela, o racismo está sempre se reinventando.  

Ouça mais no player acima.

O Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia

Criado em 23/11/2022 - 19:44

Mais do programa