Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ministério dos Povos Indígenas é protagonismo para o Brasil

Pasta recém-criada no governo Lula será comandada pela indígena Sônia Guajajara

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 17/01/2023 - 15:10

Tarde Nacional - Amazônia falou hoje sobre os desafios que deverão se enfrentados pelo recém-criado Ministério dos Povos Indígenas. A pasta, que está sob o comando da ministra Sônia Guajajara, é um pleito antigo dos indígenas brasileiros. Sobre a importância desse novo espaço de debate, conversamos com o coordenador executivo da Associação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), Kleber Karipuna. 

Segundo ele, esse é sem dúvida, um momento histórico para o país. 

"Para a gente esse é um momento não só carregado de emoção, mas também de muita significância para os povos indígenas nesses 523 anos. De muitos ataques e questões sofridas nesses anos todos. Então, a gente começa a ver o início de uma reparação histórica e uma sinalização importante do estado brasileiro. Hoje ver uma estrutura de espaço governamental e uma indígena como a guerreira Sônia Guajajara é um motivo de muito orgulho e de muita luta."

Na entrevista, Kleber celebrou também a nova gestão da Funai a ser comandada pela indígena Joenia Wapichana. E mencionou pautas importantes que devem ganhar maior destaque neste novo ministério, tais como: a preservação do meio ambiente e as mudanças climáticas. 

Ouça mais no player acima.

O Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.

Criado em 17/01/2023 - 18:47

Mais do programa