No Dia Internacional do Preservativo (13), o Tarde Nacional – Amazônia falou sobre a importância do uso da camisinha entre os idosos. A entrevistada foi a secretária adjunta da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), Valmari Cristina Aranha.
Ela comentou alguns dos motivos que levam os idosos a negligenciarem o uso do preservativo e alertou para os prejuízos das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) na terceira idade, principalmente se a pessoa já possuir algum comprometimento na saúde.
“Importante as pessoas se informarem em relação às possíveis doenças. Se fala muito do HIV, mas têm as hepatites e uma série de outras doenças que comprometem muito a qualidade de vida, principalmente na velhice”.
Valmari Cristina Aranha ressaltou, ainda, a importância dos médicos perguntarem sobre a vida sexual dos pacientes nas consultas de rotina e solicitarem exames específicos para ISTs. A entrevistada falou também sobre preconceito, diagnóstico precoce e tratamento.
“Algumas dessas doenças tem cura, todas tem tratamento, e o tratamento melhora muito a qualidade de vida", enfatiza. "Quanto antes você diagnostique, melhor você consegue se tratar e continuar saudável e mantendo sua vida sexual ativa”.
Por fim, ela deu dicas de como os idosos podem incluir o preservativo de forma prazerosa na relação.
Quer saber mais? Então clique no player acima e ouça a entrevista na íntegra!
O programa Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.