O Tarde Nacional – Amazônia falou sobre a relação entre o aquecimento global e os desastres ambientais, como o ocorrido no último fim de semana no litoral norte de São Paulo. Até a tarde desta quinta-feira (23), haviam sido contabilizados 49 vítimas fatais das enxurradas e deslizamentos. O entrevistado foi o climatologista José Antônio Marengo Orsini, coordenador-geral de Pesquisa e Desenvolvimento no Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
Segundo Marengo, é notório que o número de alertas de risco estão cada vez mais frequentes, o que mostra a influência do aquecimento global nos eventos climáticos extremos. Em relação ao ocorrido em São Paulo, ele explicou que, além do fator climático (no caso o grande volume de chuva), houve também uma combinação de outros dois fatores: vulnerabilidade da população e pessoas morando em áreas de risco. Marengo frisou que, nesse tipo de evento, são as populações mais vulneráveis as maiores afetadas, o que alguns estudiosos chamam de racismo ambiental.
Ele detalhou, ainda, como funciona o serviço de monitoramento prestado pelo Cemaden e falou sobre as medidas que, em sua visão, são realmente eficazes para conter o aquecimento global.
Quer saber mais? Então clique no player acima e ouça a entrevista na íntegra!
O programa Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.