Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Zika Vírus: 31,5% dos filhos de mães infectadas durante a gravidez tiveram alguma anormalidade

Artigo analisou 13 estudos realizados no país com dados de cerca de 1500 gestantes e crianças

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 10/02/2023 - 18:19

O Tarde Nacional – Amazônia falou sobre um artigo que analisou os efeitos do Zika Vírus em filhos de mulheres que foram infectadas durante a gravidez. O entrevistado foi o epidemiologista e um dos autores da pesquisa, Ricardo Arraes de Alencar Ximenes. Ele é professor da Pós-Graduação em Medicina Tropical da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professor da Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade de Pernambuco.

Ele explicou que o artigo analisou 13 estudos realizados no país com dados de cerca de 1500 gestantes e crianças e informações coletadas por 26 instituições em todo o Brasil.

De acordo com a publicação, 31,5% das crianças nascidas de mães infectadas durante a gravidez tiveram alguma manifestação compatível com a Zika congênita. Entre essas alterações, estão as neurológicas, oftalmológicas, auditivas e de neuroimagem, sendo a microcefalia a manifestação mais grave, mas não a mais frequente.

Ricardo Ximenes falou, ainda, sobre as medidas necessárias para minimizar os riscos de uma nova epidemia e sobre a importância de novos estudos. 

Ouça a entrevista completa no player acima.

O programa Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.

Tags:  zika vírus

Criado em 10/02/2023 - 18:19

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.

Mais do programa