Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dengue tem alta de casos no país

Pesquisador da Fiocruz, André Siqueira, alerta para os cuidados necessários para se evitar a proliferação do mosquito

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 12/04/2023 - 15:30

O Tarde Nacional - Amazônia desta quarta-feira (12) falou sobre o aumento dos casos de dengue no país e quais os cuidados necessários para se evitar a proliferação do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da doença. O entrevistado foi o pesquisador André Siqueira. Ele é infectologista do laboratório de pesquisas clínicas em Doenças Febris Agudas do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz).

Segundo ele, o mosquito tem se adaptado muito bem às cidades e está resistindo aos inseticidas. Isso, inclusive, em países que antes nem se preocupavam com o assunto. 

"Antes a dengue e essas doenças ficavam restritas a regiões tropicais. A gente tem visto elas se expandirem para regiões temperadas, como você bem falou. Nos Estados Unidos têm se expandido e têm virado um problema até mesmo na Europa e em países mais ao sul, como a Argentina, o Paraguai e até no Uruguai." 

E o que tem favorecido esse aumento? De acordo com o entrevistado há indícios de que tudo esteja relacionado às mudanças climáticas, ao aquecimento global e às mudanças nos padrões de chuva. 

Ouça mais no player acima. 

Criado em 12/04/2023 - 20:16

Mais do programa