No Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial, o Tarde Nacional – Amazônia conversou com a cardiologista, mestre em medicina e atual presidente da Sociedade de Cardiologia Regional Amazonas, Mônica Hosannah e Silva, sobre causas e sintomas da pressão alta.
Ela explicou que devido às mudanças nos hábitos de vida, com aumento do sedentarismo e alimentação rica em processados, tem se observado uma prevalência muito grande da hipertensão na população.
Mônica falou dos sinais de alerta para a doença, entre eles dor de cabeça na região da nunca, tontura e confusão mental. Mas ela lembrou que muitas vezes a hipertensão pode ser silenciosa e a pessoa pode levar até 10 anos para começar a apresentar os sintomas.
Em relação ao tratamento, além da medicação, ela ressaltou a importância da mudança dos hábitos de vida, da prática de exercícios físicos e da alimentação saudável. A médica, ainda, ensinou a forma correta de aferir a pressão e de interpretar os resultados.
Clique no player acima e ouça a entrevista na íntegra!
O programa Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.