Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Abelhas são fundamentais para a produção de alguns alimentos, diz especialista

Sem o trabalho de polinização desses insetos, algumas culturas como melão, maçã, amêndoas, maracujá e castanha do Pará estariam ameaçadas

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 22/05/2023 - 15:00

O Tarde Nacional – Amazônia falou sobre as abelhas e a importância delas para o meio ambiente. E entrevistado foi o professor da Universidade Paulista e especialista em estudos sobre abelhas, Osmar Malaspina.

Ele contou que o mundo possui uma média de 20 mil espécies de abelhas (3 mil espécies estão no Brasil). O professor explicou curiosidades sobre o comportamento das abelhas com ferrão, das sem ferrão e das solitárias e explicou como são organizadas as sociedades matriarcais desses insetos. 

Segundo Malaspina, as abelhas são responsáveis pela polinização de 73% das flores mundiais e são essenciais para a cultura de alguns alimentos como melão, maçã, amêndoas, maracujá e castanha do Pará. "Se não tiver abelha, não tem produção", afirmou o especialista. 

Ele falou, ainda, sobre as principais ameaças a esses insetos, como o uso indiscriminado de agrotóxicos, os desmatamentos e as mudanças climáticas.  

Clique no player acima e ouça a entrevista na íntegra.
 
O programa Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya. 

Criado em 22/05/2023 - 16:28

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.

Mais do programa