Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Entenda como funciona o mercado de créditos de carbono

Na prática, o sistema é a venda de créditos para aqueles que não conseguiram atingir suas metas de redução da emissão de gases poluentes, estabelecidas em acordos internacionais

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 16/06/2023 - 18:55

A pedido de um ouvinte, o Tarde Nacional – Amazônia falou sobre os créditos de carbono. A entrevistada foi a diretora adjunta de políticas públicas do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Gabriela Savian.  

Ela explicou que os créditos são uma forma de os países ou empresas alcançarem suas metas de redução dos gases de efeito estufa e que essas metas costumam ser estabelecidas em acordos internacionais. Na prática, o mercado de carbono é a venda dos créditos para aqueles que não conseguiram atingir suas metas de redução. Para cada tonelada de carbono não emitido na atmosfera, gera-se 1 crédito que pode ser vendido.  

Gabriela Savian explicou como são feitos os cálculos do carbono acumulado numa floresta, por exemplo, e de que forma o dinheiro da venda é revertido em prol das comunidades locais. Ela ainda citou exemplos de estados como Acre e Mato Grosso, que já receberam pela venda dos créditos de carbono e destinaram uma parte dos recursos a políticas públicas e outra parte para indígenas e quilombolas da região.

Clique no player acima e ouça a entrevista na íntegra! 

O programa Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya. 

 

Criado em 16/06/2023 - 18:55

Mais do programa