O Tarde Nacional – Amazônia convidou a médica Hilka Flávia Barra do Espírito Santo para explicar como deve ser uma consulta ginecológica de rotina. Ela é integrante da Comissão de Defesa e Valorização Profissional e da Comissão de Ética da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).
Ela detalhou passo a passo do que acontece no consultório, desde a anamnese (entrevista inicial) até os exames clínicos, como Papanicolau e toque vaginal. A especialista ressaltou que é fundamental que o médico ou a médica anunciem cada procedimento e expliquem o porquê da sua realização. Ela também explicou que é direito da paciente entrar com acompanhante, caso ela queira.
Segundo Hilka Pereira, é importante que as mulheres se informem sobre as consultas para que não negligenciem a própria saúde, já que o acompanhamento ginecológico é fundamental na detecção e prevenção de doenças.
Clique no player acima para ouvir a entrevista.
O programa Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.