Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dia da Árvore: expedição pretende mapear região que abriga a maior árvore da América do Sul

Objetivo é identificar a idade do Angelim-Vermelho de 88,5 metros de altura e estudar a sua relação com a biodiversidade local

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 21/09/2023 - 15:00

No Dia da Árvore (21), o Tarde Nacional - Amazônia falou sobre uma expedição científica que pretende mapear a região onde está localizada a maior árvore da América do Sul, um Angelim-Vermelho de 88,5 metros de altura (o equivalente a um prédio de 30 andares). O entrevistado foi Diretor de Gestão da Biodiversidade do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), Crisomar Lobato.  

Ele explicou que a expedição prevista pra outubro deste ano tem o objetivo de identificar a idade da árvore, estimada em 400 a 600 anos. De acordo com Crisomar, a área onde ela está localizada (no Oeste do Pará) é considerada uma das mais preservadas do Brasil e abriga outras espécimes gigantes. Mas o pesquisador acredita que é preciso garantir por lei a proteção integral da região. 

Crisomar Lobato falou sobre a importância dessas árvores gigantes que, em suas palavras, são um ecossistema em si. Segundo o pesquisador, elas abrigam centenas de microfaunas e microorganismos, além de interagir com toda a biodiversidade local.  

Clique no player acima para ouvir a entrevista.

O programa Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia. Apresentação de Juliana Maya, produção de Roberta Timponi e trabalhos técnicos de Maan Kaiabi e Reginaldo Fonseca.  

Criado em 21/09/2023 - 17:00

Mais do programa