O Tarde Nacional – Amazônia desta segunda-feira (27) falou sobre a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 28, que começa no próximo dia 30 e segue até 12 de dezembro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O entrevistado foi o professor Titular da Escola de Comunicações e Artes e do Instituto de Energia e Ambiente da USP, Pedro Côrtes.
Ele comentou a ausência do presidente norte-americano, Joe Biden, no evento e o fato da reunião ocorrer em um país que vive da exploração de petróleo (o que pode significar duas coisas: uma tendência de investimento em energia limpa ou, na contramão disso, uma tentativa de influenciar decisões buscando favorecer o mercado de petróleo e gás).
Sobre a participação do Brasil na COP, o professor ressaltou que o país voltou a ter protagonismo nas discussões ambientais e vai levar ao evento dados de uma redução importante do desmatamento na Amazônia. Segundo Côrtes, até o momento não há registro de um plano concreto a ser apresentado pelo Brasil na conferência, mas ele espera ser surpreendido.
O professor falou também sobre temas que deverão ter destaque nas discussões, como os eventos climáticos extremos e as energias renováveis no mundo.
Clique no player acima para ouvir a entrevista na íntegra.
O programa Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia. Apresentação de Juliana Maya, produção de Roberta Timponi e trabalhos técnicos de Maan Kaiabi e Reginaldo Fonseca.