O Tarde Nacional - Amazônia desta quinta-feira (25) falou sobre um estudo que vem sendo desenvolvido na Universidade do Estado do Rio de Janeiro sobre as propriedades da semente do açaí e seu uso no tratamento de transtornos de ansiedade. A entrevistada foi a professora do Departamento de Farmacologia e Psicobiologia da UERJ, Graziele Freitas de Bem.
Ela explicou que a pesquisa é inovadora ao utilizar o extrato do caroço do açaí, normalmente os estudos analisam a polpa do fruto.
“Observamos que o caroço do açaí tem maior conteúdo de compostos químicos que promovem esses efeitos benéficos, como o efeito ansiolítico, e tem também um efeito vasodilatador mais potente que a polpa”.
Graziele Freitas de Bem contou que a pesquisa constatou também uma gama de outros efeitos benéficos do caroço do açaí, que poderiam ajudar em muitos tratamentos terapêuticos, como por exemplo na prevenção da obesidade e da diabetes.
Ela contou, ainda, quais as próximas etapas do estudo e ressaltou o papel fundamental das agências de fomento e da importância do interesse da indústria nesse tipo de pesquisa.
Quer saber mais? Então clique no player acima para conferir a entrevista na íntegra.
O programa Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia.