Nesta quarta-feira (28), Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento, o Tarde Nacional – Amazônia falou sobre o trabalho de atendimento às vítimas realizado pelo Espaço Acolher da Santa Casa de Belém, no Pará. A entrevistada foi a assistente social e coordenadora do local, Luzia Matos.
Ela explicou que o acolhimento às vítimas começa pelo serviço psicossocial, prestando auxílio com questões documentais e de previdência e dando todo apoio para o tratamento fora do domicílio. Segundo a assistente social, algumas pessoas chegam ao espaço com tanta dor que é preciso alguns dias de acompanhamento pra que elas consigam falar com a equipe da Santa Casa.
Luzia Matos ressaltou a importância de as vítimas terem um local seguro onde podem compartilhar suas histórias com outras pessoas que já enfrentaram ou ainda enfrentam as mesmas dificuldades. E reforçou que o espaço está apto a receber doações de cabelo (para confecção de perucas) de todo o Brasil, no seguinte endereço: Santa Casa de Misericórdia do Pará, Rua Bernal do Couto, 988 - Umarizal, Belém - PA. CEP 66055-080.
Clique no player acima para conferir a entrevista na íntegra.
O programa Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia.