O Tarde Nacional - Amazônia desta sexta-feira (16) falou sobre a Mpox, a doença causada pelo vírus Monkeypox e que fez a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar emergência em Saúde Pública Global. O entrevistado foi o médico infectologista Júlio Croda, pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz e professor da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.
Ele explicou que o momento é crucial para que a população se muna de informação e os países se prepararem para um aumento no número de casos. O médico reforçou que a transmissão se dá pelo contato físico, principalmente sexual, e elencou alguns dos sintomas da contaminação, como febre, dor corporal, alteração nos gânglios e úlceras (feridas) pelo corpo.
Segundo o infectologista, a atual situação requer atenção dos viajantes que têm como destino países com a transmissão sustentada da doença. O ideal é que esses turistas alertem as autoridades sanitárias caso apresentem algum desses sintomas após contato sexual.
O infectologista também explicou o que se sabe sobre as novas cepas do vírus em relação à letalidade e à transmissibilidade.
Clique no player acima para conferir a entrevista na íntegra.
O programa Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia.