O Tarde Nacional - Brasília conversou nesta terça-feira (30) com o assessor do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF), Glauber Peixoto, sobre os rachas em Brasília. No bate-papo, ele falou também sobre as ações de educação no trânsito. No fim de semana, o Departamento fez uma operação para coibir os rachas.
Confira abaixo o áudio completo:
"O Departamento de Trânsito já vinha monitorando alguns grupos de pessoas que se reúnem em alguns locais específicos da cidade. Por redes sociais elas marcam o horário e o local e ali começam a consumir bebida alcóolica até determinado horário quando saem para rua para fazer essa atitude tão perigosa, essa imprudência que é o pega ou racha. Então, através desse monitoramento que foi feito pelas nossas equipes de inteligência, montamos uma operação em conjunto com a Polícia Militar para abordá-los e tirar essas pessoas de circulação", declarou o assessor.
Ao todo, eles abordaram 120 veículos, quatro condutores realizando racha, 25 veículos rebaixados e com características alteradas, seis condutores inabilitados, três dirigindo alcoolizados e outros 15 comentendo ações diversas.
Mas, no caso específico do racha, a infração é considerada gravíssima, dá 7 pontos na carteira, multa de R$ 2.934,70, recolhimento do veículo ao depósito e é aberto um processo de suspensão, além da exigência de um curso de reciclagem.
Na entrevista, Glauber falou também sobre as ações para a volta às aulas e o Detran nas cidades.
O Tarde Nacional - Brasília vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional de Brasília.