Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Migrantes e refugiados ganham capacitação em língua portuguesa no DF

A formação é realizada pela Cáritas Brasileira, e a próxima turma começa no dia 13 de agosto

Tarde Nacional - Brasília

No AR em 01/08/2019 - 16:00

O Tarde Nacional - Brasília fala nesta quinta-feira (1º) sobre a oportunidade de recomeço para os refugiados que vivem em Brasília, principalmente aqueles que vieram da Venezuela. Eles estão sendo capacitados em língua portuguesa pela Cáritas Brasileira. Quem conta melhor essa história é a assessora nacional da Cáritas Brasileira para Área de Migração e Refúgio, Hildete Emanuelle. 

"Sem se comunicar, sem saber como pedir uma orientação na rua, sem saber como responder a uma entrevista de trabalho. A pessoa vai criando mais barreiras neste processo de integração. Então, essa capacitação tem a língua portuguesa como carro-chefe, mas também incluímos nesta formação noções sobre a cultura brasileira, economia solidária, empreendedorismo e também inclusão digital. Essa formação acontece na Casa de Direitos da Cáritas, que hoje é um Centro de Referência para Migrantes e Refugiados que vivem no Distrito Federal e entorno", esclarece ela.

Segundo Hildete, a experiência tem sido incrível: "a gente vê eles chegarem sem saber falar nada ou o mínimo, pegarem o certificado e fazerem o discurso em português é muito emocionante, de arrepiar mesmo".

A próxima turma começa agora dia 13 de agosto, e as inscrições podem ser feitas até a próxima segunda-feira (5). Atualmente a Cáritas Brasileira no DF atende pessoas de 17 nacionalidades.

A Casa de Direitos da Cáritas fica no CONIC, no Edifício Venâncio II – SDS, Bloco H – 1° andar, sala 103. O telefone de contato é (61) 3521-0350.

Confira a entrevista completa no player abaixo:

Tarde Nacional - Brasília vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional de Brasília.

Criado em 01/08/2019 - 17:21 e atualizado em 01/08/2019 - 17:20

Mais do programa