O Tarde Nacional - Brasília conversou com Joseane Gomes Fernandes Vasconcellos, diretora da Central Estadual de Transplantes do Distrito Federal, sobre a programação do Setembro Verde na capital.
Ouça no player abaixo:
Setembro é um mês de conscientização nacional sobre a doação de órgãos e tecidos. Há uma portaria do Ministério da Saúde que regulamenta a campanha, de acordo com Joseane.
As ações começaram no dia 10 de setembro e envolvem palestras e uma exposição fotográfica, com pacientes transplantados. A mostra será aberta ao público de 23 a 27 de setembro, na Galeria de Arte do Pátio Brasil.
A diretora afirmou que o índice de recusa de doação em Brasília ainda é elevado - cerca de 30% -, mas está abaixo do nacional - em torno de 40%.
"O que a gente observa é que muito da recusa da família com relação à doação de órgãos é por desconhecimento sobre os processos e sobre o interesse do familiar", afirmou.
Ela informou que o transplante é realizado apenas em hospitais credenciados. O acompanhamento pós-operatório tem sido feito com muito critério. De acordo com a diretora, os resultados têm sido positivos.
O Tarde Nacional - Brasília vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional de Brasília.