Nesta terça-feira (1), a gestora de Recursos Humanos e especialista em liderança e desenvolvimento de pessoas, Bianca Glaciano, conversou com o Tarde Nacional sobre uma pesquisa que está sendo realizada que analisa o equilíbrio entre qualidade de vida e trabalho. De acordo com Bianca, os estudos tem apresentado dados preocupantes.
Segundo levantamento da consultoria Robert Half, 26% das pessoas entrevistadas consideram que a sensação de equilíbrio entre qualidade de vida e trabalho piorou. Para outros 26%, a sensação se manteve igual desde o início da pandemia. As incertezas a respeito do fim da pandemia, os desafios do trabalho remoto, além das oportunidades reduzidas de descanso e férias foram fatores que resultaram em níveis significativos de estresse nos profissionais brasileiros.
Na entrevista, Bianca fala sobre as dificuldades que as pessoas estão encontrando no trabalho home office, e em como o formato de trabalho juntamente a pressão e a cobrança imposta no cenário de pandemia têm afetado a saúde mental das pessoas.
“Nós tivemos mais de 14% da população empregada, desligadas no momento de pandemia. E as pessoas querem cada vez mais mostrar o seu trabalho para isso não acontecer com elas. E tudo isso traz um estresse emocional, psíquico muito grande e que afeta, obviamente, nos resultados do seu trabalho", afirma a especialista.
Ouça a entrevista completa no player acima.
A gestora orienta ainda como os líderes podem agir para orientar seus empregados da melhor forma e fornece a receita para esse reequilíbrio. De acordo com Glaciano, o ideal é montar um cronograma de trabalho, estar sempre alinhado com o gestor sobre as entregas, e que as empresas proporcionem suporte psicológico.
O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 15h às 17h, pela Rádio Nacional de Brasília.