O projeto Tenor Chorão está levando apresentações de Choro para oito escolas públicas do Distrito Federal, de 8 a 19 de abril. O objetivo é democratizar o acesso a esse estilo musical, agora reconhecido como patrimônio cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O projeto também busca reinserir o violão tenor no atual cenário do Choro no país. O instrumento era muito presente nas músicas brasileiras nas décadas de 1930 e 1940, mas foi perdendo espaço ao longo dos anos.
O Tarde Nacional conversou com o idealizador do projeto, Nícolas Madalena, e também com Nelson Latif (violão de sete cordas), Sidney Rosa (sanfona), Nathália Marques (pandeiro) e Mariana Sardinha (cavaquinho).
Segundo Nicolas, as "aulas-shows" nas escolas vão abordar a história do Choro, suas características e a importância do violão tenor.
A primeira apresentação aconteceu nesta segunda-feira (8), na Escola de Deficientes Visuais, no Plano Piloto, para marcar o Dia Nacional do Braille.
Anote aí a programação:
09/04: CEI - Águas Claras (matutino)
10/04: Escola Classe 10 - Taguatinga (vespertino)
11/04: Escola Classe - Arniqueira (vespertino)
12/04: Colônia Agrícola - Vicente Pires (vespertino)
15/04: Escola Parque - Plano Piloto (matutino)
18/04: Escola Classe 11 - (vespertino)
19/04: CED 04 - Guará (vespertino)