A população de rua tem aumentado no DF? A cada dia surgem novas reclamações. Para sabermos quais ações vem sendo desenvolvidas pelo governo local, o Tarde Nacional conversou com a coordenadora de Proteção Social Especial de Média Complexidade, Aline Pinho, da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF).
Segundo ela, o perfil da pessoa em situação de rua é bem heterogêneo. Outro ponto a ser considerado, é que o Distrito Federal como capital do país acaba atraindo mais visitantes, sendo mesmo um local de trânsito bastante acentuado. "As pessoas procuram a capital para uma oportunidade, o que acaba sendo um pólo mais atrativo", avalia.
Aline defende também que todo o trabalho da Sedes é feito em parceria com outros órgãos do Governo do Distrito Federal, além do plano governamental. "A gente tem um serviço de abordagem na secretaria, que ele é preparado especialmente para isso. É um trabalho de busca ativa de pessoas na rua e tentando entender essa demanda. Nossa equipe, aliás, conta com pessoas que já estiveram em situação de rua", acrescenta.
Acompanhe a entrevista completa no player acima.