Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Liberdade de culto é conquista dos direitos civis, diz professor

Apesar da diversidade, Brasil registra histórico de intolerância em

Para lembrar o Dia da Liberdade de Culto, celebrado em 7 de janeiro, o Tarde Nacional convidou o professor de Filosofia da Religião, da Universidade de Brasília, Agnaldo Cuoco. Ele relembra que, até 1976, os Terreiros ou Casas de Santos tinham que ser registrados na Polícia, para ter autorização para funcionar, porque havia preconceito com os cultos afro-brasileiros. No entanto, Agnaldo Cuoco afirma que isto foi combatido e hoje há bastante respeito e convivência pacífica, em comparação a outros lugares do mundo, onde a convivência entre religiões é bastante conflitiva. Na Nigéria, por exemplo, o Norte, que é mulçumano, e o Sul que é cristão vivem uma verdadeira guerra, disse Agnaldo Cuoco.

 

 

O professor cita o atentado à uma revista francesa, em Paris, atribuído à intolerância religiosa. A liberdade de culto é uma conquista dos direitos civis no mundo e é a expressão da autonomia do direito dos outros, lembrou o professor.

 

 

Confira esta análise sobre religião na entrevista com o professor de Religião da UnB ao programa Tarde Nacional, da Rádio Nacional de Brasília.

 

 

Ouça outras edições do Tarde Nacional 



Criado em 07/01/2015 - 19:59 e atualizado em 15/01/2015 - 19:38

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.