Brasília sedia encontro nacional de orquestras populares em fevereiro. A abertura será com a Orquestra da Bahia, no dia 6, antecendendo o Carnaval.
Confira também no Rádios EBC: Pré-carnaval de Brasília começa esta semana
São orquestras de Brasília, São Pauo, Salvador, Olinda, Recife e Rio de Janeiro, com várias formações. Segundo curador do Encontro de Orquestras Populares, o maestro Fabiano Medeiros, este encontro gera a aproximação da música brasileira a partir de uma leitura de instrumental das tradicionais orquestras de sopro com outras com formação bem distinta que tem até rabeca, como é o caso da Orquestra Contemporânea de Olinda.
Fabiano Medeiros ressalta que Brasília começa a apontar como uma meca da música instrumental pelo trabalho que vem sendo realizado pelo Clube do Choro e pela Escola de Música. Para ele, o encontro fortalece essa identidade cultural da cidade.
A programação vem homenagear o frevo pernambucano. Cada uma das orquestras vai trazer sua característica, mas todos vão trazer alguma música do contexto carnavalesco.
O Encontro Nacional de Orquestras Populares será realizado, no primeiro dia, 6 de fevereiro, no Teatro Nacional com vagas limitadas e de graça e nos outros dois dias, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), onde haverá uma feira grastronômica e aberto ao público.
Confira a entrevista sobre o assunto ao programa Tarde Nacional, com a jornalista Fátima Santos, na Rádio Nacional de Brasília.