O fotógrafo Eraldo Perez, convidado para falar em nome dos profissionais desta área, disse que todo dia é dia da fotografia, porque com o advento do digital, da popularização da fotografia, dos smartphones e redes sociais, a fotografia está presente no dia a dia das pessoas. E profissionalmente o fotógrafo vive o desafio da comunicação em rede.
Atualmente, este trabalho utiliza todas as mídias disponíveis e por isto aumentou muito o desafio do fotógrafo. A técnica, a informação, o oportunismo, o momento decisivo de estar no lugar certo e na hora certa são as estratégias que os fotógrafos usam para estar preparado para o momento certo.
Perez explica que nos últimos dois anos, o Brasil foi o centro das atenções com a Copa do Mundo de Futebol, com as manifestações populares e os confrontos da polícia com os manifestantes. Para ele, o fotógrafo sempre estava ali, levando pancada e cheirando gás lacrimogênio, mas era preciso estar ali para a realização do seu trabalho.
Saiba mais sobre os projetos do mês da fotografia que será em agosto nesta entrevista ao programa Tarde Nacional, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 15h, na Rádio Nacional de Brasília, com apresentação da jornalista Fátima Santos.