Projeto Adolescentes Protagnistas permite que jovens de escolas públicas e de unidades de internação participem de debates de direitos humanos e cidadania.
Nas escolas, os adolescente vão estudar o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Constituição Federal, o Sistema Único de Saúde e legislações que eles mesmos vão escolher durante o processo de formação. Depois disso, vão caminhar na própria comunidade para que identifiquem quais políticas públicas merecem maior atenção. Segundo a responsável pelo Projeto "Onda, Adolescentes em Movimento pelos Direitos", Márcia Acioli, a ideia é que eles consigam fazer uma leitura sobre a própria realidade à luz do Direito.
Já os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas vão produzir um programa de rádio de forma permanente. Eles produziram no ano passado o programa de rádio "Idade Penal - Solução ou Problema?".
Segundo Márcia Acioli, o projeto visa a formação de adolescentes de escolas públicas discutindo direitos humanos, cidadania e orçamento público, para eles percebam a relação que o orçamento tem com a realização dos direitos.
Ouça a entrevista ao programa Tarde Nacional, com a jornalista Fátima Santos, na Rádio Nacional de Brasília.