Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tarde Nacional discute o saneamento básico no Brasil

Saneamento básico é uma das condições necessárias para a qualidade de

A Rádio Nacional da Amazônia e a Rádio Nacional de Brasília estiveram em rede nesta terça-feira (17) para discutir o saneamento básico do país.

 

Confira também: Cidades da Amazônia apresentam piores índices de saneamento básico

 

Segundo o professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília, Ricardo Bernardes, especialista em Recursos Hídricos e Saneamento, de acordo com a lei, o termo saneamento básico significa disponibilizar água potável para o uso cotidiano, esgotar e tratar o esgoto gerado nas residências, cuidar da água pluvial e os resíduos sólidos. "Quando falamos em saneamento básico estamos falando de quatro sistemas que têm uma integração com a água muito grande e por isso foram englobados como uma só coisa, totalmente interrelacionada", explica.

 

 Ainda de acordo com o professor, durante muito tempo, o saneamento básico foi contemplado no Brasil somente como água e esgoto, mas felizmente o país avançou muito com a legislação relativa a resíduos sólidos.

 

No Amazonas, apenas três cidades possuem saneamento básico. O professor Ricardo Bernardes lembra ainda que esse problema é histórico e cultural. Em 1913, Oswaldo Cruz detectou a falta de saneamento no Rio Juruá, em 2007, quase cem anos depois, a situação permanecia a mesma.

 

Acompanhe esta entrevista ao programa Tarde Nacional, na Rádio Nacional de Brasília, em rede com a Rádio Nacional da Amazônia, com as jornalistas Fátima Santos e Juliana Maya.



Criado em 17/03/2015 - 20:51 e atualizado em 17/03/2015 - 19:20