Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Água do Lago Paranoá para consumo: como vai funcionar?

Caesb vai implantar sistema multiuso para atender eixo norte e sul da

A água do Lago Paranoá poderá ser usada para consumo no Distrito Federal.  Sobre o assunto o Tarde Nacional conversou com o presidente da Caesb, Maurício Luduvice. Ele explica que o brasiliense terá que se adequar a esta realidade multiuso do Lago Paranoá.

 

Ouça também: Caesb vai utilizar água do Lago Paranoá para o consumo humano

 

O presidente explica que será feita uma capitação limitada de 2.800 litros por segundo e todos os outros usos estarão preservados: navegação e recreação, sem risco de desabastecimento ou baixa do nível da água porque o lago será preservado.

 

As regiões beneficiadas diretamente estão em torno de 600 mil pessoas, no eixo norte engloba Paranoá, Lago Norte, chegando até a região dos condomínios do Grande Colcorado. No eixo sul, as regiões atingidas serão Jardim Botânico, Lago Sul, São Sebastião e a região do Tororó. "O projeto é grande e tem impacto indireto em todo o Distrito Federal", asssegura Luduvice.

 

Os recursos do PAC com contrapartida do governo do DF estão assegurados para esta obra, com investimento estimado em torno de R$480 milhões. A expectativa de estar em funcionamento a partir de 2018, "não em sua plenitude, mas algumas regiões estarão sendo abastecida com esse sistema".

 

Saiba mais sobre o assunto nesta entrevista ao programa Tarde Nacional, com a jornalista Fátima Santos, na Rádio Nacional de Brasília.



Criado em 15/04/2015 - 22:35 e atualizado em 16/04/2015 - 18:59