Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

13 de Maio, Dia Nacional da Abolição da Escravatura no país

Convenção Interamericiana contra o Racismo e Formas Conexas de

A rede de Rádios EBC formada por Nacional de Brasília, Nacional da Amazônia e Rádio Nacional do Rio de Janeiro trouxe aos seus estúdios o procurador do Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro, Wilson Prudente. As jornalistas Fátima Santos, Luciana Vale e Juliana Maya levaram o procurador a esclarecer sobre o que trata a Convenção Interamericiana contra o Racismo e Formas Conexas de Intolerância.

 

Ouça também: DF: mais de 300 presos começaram a trabalhar no primeiro trimestre

 

Segundo Wilson Prudente, a convenção é um tratado internacional de dirieitos humanos que tem como objetivo combater o racismo. É o primeiro tratado internacional que conceitua racismo, discriminação racial e a intolerância por orientação sexual, por crenças religiosas e por convicções.

 

Essa convenção exige uma diversidade racial razoável tanto nos poderes públicos quanto nos espaços privados de poder. "Não podemos ter um parlamento que não tenha uma presença significativa de outros grupos raciais, além dos parlamentares brancos, valendo o mesmo para o Poder Judiciário e o Ministério Público e isso disciplina a proteção em relação ao racismo institucional e corporativo", avalia. Ele acredita ainda que este é o tratado mais moderno e mais atualizado em matéria de combate a discriminação racial e às discriminações de uma forma geral.

 

Acompanhe a entrevista com o representante do Ministério Público ao programa Tarde Nacional, na Rádio Nacional de Brasília em rede com a Nacional do Rio de Janeiro e Nacional da Amazônia.



Criado em 13/05/2015 - 22:00 e atualizado em 13/05/2015 - 18:55