Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Abuso e violência sexual de crianças e adolescentes ainda é grave no país

Apesar dos avanços nos últimos 15 anos, desde o lançamento da campanha

Neste 18 de maio, data que marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o Tarde Nacional tratou o assunto com a assistente social Carina Figueiredo, coordenadora do Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual de Crianças e Adolescentes.

 

Carina explicou a distinção entre abuso e exploração sexual. No caso de abuso é quando alguém usa a criança sexualmente para sentir prazer, mas não envolve troca de dinheiro ou de favores e, na maioria dos casos, ocorre na família com pais, padastros, tios, avós. Os principais sinais para identificar o abuso na criança ou adolescente são mudanças de comportamento como o isolamento, tristeza, perturbação no sono, baixo rendimento na escola.

 

Já no caso de exploração sexual são as redes externas: turistas, pessoas envolvidas em esquemas de drogas, políticos, pessoas que utilizam de seu posto, levam meninas para festas e em troca de dinheiro e favores, explora essas crianças e adolescentes.

 

Carina Figueiredo alerta aos pais ou responsáveis pela criança para verificar qualquer sinal na rotina da criança, qualquer sinal de comportamento diferente, conversar, acolher a criança, porque na maior parte das vezes, o abusador ameaça, dizendo que se contar, vai matar a mãe ou vai fazer outra coisa pior. Por isso, é muito importante acreditar na criança e buscar ajuda. O trabalho de orientação deve ser feito também nas escolas. Denúncias também podem ser feitas pelo Disque 100.

 

Saiba mais sobre o assunto nesta entrevista ao programa Tarde Nacional

 

Ouça mais:

Profissão faxineiro, o batalhão de frente na luta pela saúde

 

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 15h, na Rádio Nacional de Brasília, com apesentação da jornalista Fátima Santos.



Criado em 18/05/2015 - 20:55 e atualizado em 18/05/2015 - 18:53