O Dia Mundial da Diversidade Cultural foi comemorado nesta quinta-feira (21). A coordenadora de Cultura da Unesco no Brasil, Patrícia Reis, explica que a data criada no pós guerra pela Unesco e visa a tolerância pelas diferenças.
Ela conta que o dia foi criado em 2002, em comemoração à aprovação no ano anterior, da Declaração Universal da Unesco Sobre a Diversidade Cultural, numa condição mundial social bastante tensa e complicada, por causa do atentado às Torres Gêmeas, no 11 de setembro nos Estados Unidos e com a destruição das estátuas do Buda, no Afeganistão."Então, esse contexto de eventos de intolerância contribuiu para adoção desse instrumento que consolida os princípios da Unesco desde a sua criação", relata.
Patrícia Reis lembra que em conjunto com o Ministério da Cultura e a Secretaria de Cultura do DF foram realizados debates ao longo do dia para dissipar a importância deste dia e de outros instrumentos que é a Convenção para Promoção e Proteção das Expressões Culturais que completa 10 anos.
Acompanhe a entrevista sobre a importância desta data ao programa Tarde Nacional, com a jornalista Fátima Santos, na Rádio Nacional de Brasília.
Abertas inscrições para a Lei de Incentivo à Cultura no Distrito Federal